NV BIOPROTECT PF
NV BIOPROTECT é composto por óleos essenciais de Lavanda, Melaleuca, Cravo, Capim-limão, Cedro e Tomilho. Além do aumento da estabilidade, suas nanopartículas são constituídas de materiais estratégicos como fontes nutricionais para microrganismos, o que resulta num sistema de “arapuca”. Desta forma, o microrganismo, ao degradar a cápsula, entra em contato com o blend antimicrobiano, o qual provoca danos às paredes celulares e membranas de bactérias, comprometendo a integridade celular desses organismos e agindo como um conservante natural, com propriedades antissépticas e sanitizantes. O ativo NV BIOPROTECT é ideal para formulações que buscam proteger o usuário da ação de microorganismos enquanto cuida da pele, proporcionando multifuncionalidade.
ATIVOS DO PRODUTO
Óleo Essencial de Melaleluca
O óleo essencial de melaleuca é um potente antifúngico e seus principais compostos são o cineol e o terpinen-4-ol. O cineol atua como um antimicrobiano de efeito marginal, ou seja, ele é um irritante na pele que aumenta a permeabilidade da membrana facilitando a entrada de outros agentes antimicrobianos. O terpinen-4-ol detém da principal atividade antimicrobiana, pois altera a permeabilidade e a fluidez da membrana, causando danos estruturais nas paredes celulares e membranas de fungos, comprometendo a integridade celular desses microrganismos.
Óleo Essencial de Lavanda
O óleo essencial de lavanda equilibra a oleosidade e tem ação tônica sobre os cabelos, além de ser útil no tratamento da dermatite seborreica e caspa. Apresenta atividades fungistática, fungicida e regeneradora do sistema epitelial. Os principais componentes do óleo de lavanda são o linalol e o acetato de linalil, que inibem a formação do tubo germinativo e o alongamento das hifas em Candida albicans, reduzindo a progressão e propagação da infecção.
Óleo Essencial de Tomilho
Nativo da Bacia Mediterrânea Ocidental, o tomilho é abundantemente encontrado em todo o sul da França, em Portugal, na Espanha e na Itália, e suas folhas exalam forte aroma. O Thymus vulgaris, popularmente conhecido como tomilho, pertence à família botânica Lamiaceae, um fitoterápico interessante do ponto de vista cosmético em razão de sua composição e diversas ações, como adstringente, antisséptica, estimulante da circulação, antioxidante, antibacteriana e antifúngica. Os principais constituintes do óleo essencial de Thymus vulgaris, denominados carvacrol e timol, estão relacionados com sua atividade biológica. O carvacrol tem sido investigado em decorrência de seu efeito bactericida, já o timol se destaca por seus efeitos antifúngicos e antibacterianos.
Óleo Essencial de Cedro
O óleo essencial de cedro possui propriedades lipolíticas e linfotônicas, regenerador e tonificante arterial. Este óleo confere ao blend a propriedade estimulante da circulação e detoxificante do sistema linfático.
Óleo Essencial de Capim-limão
O capim-limão é uma planta originária da Ásia, principalmente da Índia. Dele é extraído um óleo essencial cujo principal componente é o Citral (Geraniol), maior responsável pelas propriedades antifúngica, antimicrobiana, anti-inflamatória e analgésica deste óleo.
Óleo Essencial de Cravo
O cravo é um broto de flor seca de uma árvore nativa das Ilhas Molucas, na Indonésia. As propriedades do seu óleo essencial são atribuídas ao seu principal constituinte, o eugenol, que tem um importante efeito antibacteriano e antifúngico. O óleo de cravo possui atividade comprovada contra fungos isolados de onicomicoses, como Candida albicans, Trichophyton mentagrophytes, Saccharomyces cerevisiae e Aspergillus Niger, entre outros fungos como Fusarium oxysporum, Penicillium sp. e Trichoderma sp.